terça-feira, 9 de outubro de 2007

Quais os indicadores de Inteligência relevantes na definição de um perfil.

A linguagem informal, correspondente à do nosso quotidiano, utiliza a palavra "Inteligente" para numerosos significados. Neste tipo de linguagem, o significado pode por vezes ser contrário ao próprio significado esperado que desta palavra se poderia prever.
A aceitação social face ao conceito de Inteligência é muito dividido e mediatizado. Um autor pode defender que todas as pessoas têm uma inteligência muito parecida e que estas são medidas por padrões e avaliadas por variadas escalas. Podemos então definir inteligência como a capacidade mental de raciocinar, planear, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens a aprender. (Conceito de Inteligência na Wikipédia)
Por outro lado, Autores como Howard Gardner retiraram importância ao conceito clássico de inteligência e começaram a associar uma nova palavra que iria originar uma nova realidade face ao conceito, inteligência. Estes novos autores começaram a estudar e a criar o conceito: Tipo de Inteligência.
Para Howard Gardner existe sete tipos de inteligência:
– Inteligência verbal;
– Inteligência lógico-matemática;
– Inteligência cinestésica corporal;
– Inteligência espacial;
– Inteligência musical;
– Inteligência interpessoal;
– Inteligência intra pessoal;

No Dicionário Geral da Língua Espanhola Voxpodem destaca-se como definição de inteligência as duas seguintes acepções:
1- Faculdade de compreender, capacidade maior ou menor de saber e aprender;
2- Conjunto de todas as funções que têm por objecto o conhecimento (sensação, associação, memória, imaginação, razão, consciência).

Para o autor, ao qual eu analisei este conceito, crê que: “A primeira como a segunda definição de Inteligência são aceitáveis no âmbito da linguagem, mas algo imprecisas tecnicamente. Na primeira incluem-se aspectos relativos à aprendizagem que não estão muito relacionados com a inteligência, como a memória na sua dimensão distinta do gestor da memória. A segunda é excessivamente genérica” (Eu gostei desta opinião!)
(Inteligências Múltiplas, Mª José T. Molina)

Podemos identificar Perfil na área de estudo como:
Gráfico feito a partir dos elementos que provêm dos resultados de testes, e que dão a informação sobre a estrutura mental de um indivíduo ou de um grupo específico.
(Dicionário on-line, porto editora)

Todos os indicadores de inteligência são importantes para a definição de um perfil, o mesmo é que pode não ser relevante para uma determinada área.
Para cada Posto de Trabalho, Férias, Orquestra Musical ou até mesmo para “Borgas”, existe um perfil indicado face aos resultados que se pretende obter. Ou seja, todos os indicadores são importantes e a sua junção (mais de uns e menos de outros) identificam um perfil, este pode revelar-se indicado e desejado para o objectivo proposto ou pretendido.