Os DSS apareceram há cerca de 40 anos, em meados dos anos 60. Nasceram, pois investigadores começaram a utilizar modelos sistemáticos quantitativos computorizados, para ajudar no processo de decisão e planeamento.
O conceito que existe sobre DSS foi criado nos anos 70 e resultou da publicação de 2 artigos:
- O primeiro, escrito por J. D. Little, que se intitulava Models and Managers: The concept of a decision calculus. Estes modelos ajudavam o Gestor na tomada de decisão através de modelos assentes num conjunto de procedimentos com respostas pré definidas.
- O segundo, escrito por Gorry and Scott Morton. O artigo intitulava-se por: A Framework for Managemet Information System, onde pela primeira foi utilizado o termo Decision Support System.
Estes Autores conceberam um modelo sustentado numa matriz dimensional, que apresentava nas colunas, as actividades de Gestão e nas linhas, os tipos de decisão.
Ainda nos anos 70, John Little (Autor de Models and Managers: The concept of a decision calculus), Aplicou os DSS ao Marketing com a criação de modelos relacionados com a área.
Foi também este autor que identificou quatro critérios que identificavam desenho de modelos e sistemas de suporte à decisão na gestão.
- A robustez;
- Facilidade de controlo;
- Simplicidade nos detalhes relevantes;
- Complexidade nos detalhes relevantes;
Estes modelos tinham como funções apoiar no processo de decisão quanto à promoção dos produtos, sua publicitação e estabelecer um preço de venda.
Os anos 80 houve uma explosão em universidade, empresa e organizações das actividades associadas á construção e estudo dos DSS.
A partir desta data, até à actualidade, tem-se apostado essencialmente no desenvolvimento de aplicações de DSS, nomeadamente:
- Aplicações suportadas por modelos de dados;
- Tecnologias de armazenamento e processamento de documentos para posterior recuperação ou análise;
- Aplicações de sistemas de Inteligência Artificial;
Os DSS impulsionados por dados têm como característica, a utilização de um número limitado de parâmetros e quantidade de informação, e estão direccionados para dar respostas em áreas como as finanças ou comercial
Características mais comuns do DSS:
- São aplicados em contextos de decisão semi-estruturados ou não estruturados;
- Direccionados para apoiar os Gestores e não substitui-los;
- Apoiam todas as fases do processo de decisão;
- Estão focalizados para a eficácia da decisão e não para a eficiência;
- Estão sob controlo dos utilizadores do DSS;
- Têm subjacentes modelos e informação;
- Facilitam a aprendizagem por parte dos decisores;- São interactivos e de fácil utilização;
- Em regra são desenvolvidos através de um processo interactivo e com possibilidades de evolução;
- Providenciam apoio a todos os níveis de gestão, desde gestores de topo a gestores operacionais;
- Podem suportar a decisão múltipla independente ou interdependente;
- Apoiam a decisão individual, de grupo, ou contextos de tomada de decisão em equipa;
O conceito que existe sobre DSS foi criado nos anos 70 e resultou da publicação de 2 artigos:
- O primeiro, escrito por J. D. Little, que se intitulava Models and Managers: The concept of a decision calculus. Estes modelos ajudavam o Gestor na tomada de decisão através de modelos assentes num conjunto de procedimentos com respostas pré definidas.
- O segundo, escrito por Gorry and Scott Morton. O artigo intitulava-se por: A Framework for Managemet Information System, onde pela primeira foi utilizado o termo Decision Support System.
Estes Autores conceberam um modelo sustentado numa matriz dimensional, que apresentava nas colunas, as actividades de Gestão e nas linhas, os tipos de decisão.
Ainda nos anos 70, John Little (Autor de Models and Managers: The concept of a decision calculus), Aplicou os DSS ao Marketing com a criação de modelos relacionados com a área.
Foi também este autor que identificou quatro critérios que identificavam desenho de modelos e sistemas de suporte à decisão na gestão.
- A robustez;
- Facilidade de controlo;
- Simplicidade nos detalhes relevantes;
- Complexidade nos detalhes relevantes;
Estes modelos tinham como funções apoiar no processo de decisão quanto à promoção dos produtos, sua publicitação e estabelecer um preço de venda.
Os anos 80 houve uma explosão em universidade, empresa e organizações das actividades associadas á construção e estudo dos DSS.
A partir desta data, até à actualidade, tem-se apostado essencialmente no desenvolvimento de aplicações de DSS, nomeadamente:
- Aplicações suportadas por modelos de dados;
- Tecnologias de armazenamento e processamento de documentos para posterior recuperação ou análise;
- Aplicações de sistemas de Inteligência Artificial;
Os DSS impulsionados por dados têm como característica, a utilização de um número limitado de parâmetros e quantidade de informação, e estão direccionados para dar respostas em áreas como as finanças ou comercial
Características mais comuns do DSS:
- São aplicados em contextos de decisão semi-estruturados ou não estruturados;
- Direccionados para apoiar os Gestores e não substitui-los;
- Apoiam todas as fases do processo de decisão;
- Estão focalizados para a eficácia da decisão e não para a eficiência;
- Estão sob controlo dos utilizadores do DSS;
- Têm subjacentes modelos e informação;
- Facilitam a aprendizagem por parte dos decisores;- São interactivos e de fácil utilização;
- Em regra são desenvolvidos através de um processo interactivo e com possibilidades de evolução;
- Providenciam apoio a todos os níveis de gestão, desde gestores de topo a gestores operacionais;
- Podem suportar a decisão múltipla independente ou interdependente;
- Apoiam a decisão individual, de grupo, ou contextos de tomada de decisão em equipa;
DSS estão em constante evolução...
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