quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Planear!

Nos dias que hoje correm, a palavra planear é utilizada por todos nós. Mas creio que a maioria das pessoas que a utiliza, não a associa à tomada de decisão. Será que eu associo?!?
O Planeamento é um processo que nos ajuda a decidir! A decidir no que pode ser feito, por quem e quando deve ser feito. Ou seja, para planear temos de determinar objectivos finais realistas.Para conseguir aclarar toda a minha intenção, tenho de me concentrar e pensar “aonde quero chegar”. Tendo os objectivos bem traçados, o planeamento vai orientar-me ao objectivo final, ultrapassando obstáculos intermédios, fazendo-me despender menos tempo, energia e recursos para alcançar o mesmo fim
Em suma, terei de saber “onde estou” e “para onde quero ir”, utilizando o espaço ambíguo existente entre estes dois conceitos como, o caminho da aprendizagem.


..:Clicar:..
Os meus objectivos face a um projecto/ambições não podem ser demasiado vagos, difíceis de medir ou irrealistas. Teremos de ter consciência que o que se atingiu foi o pretendido, ou seja, o que foi definido e orientado pelo planeamento.
Critérios que se deve seguir para definir um projecto, orientar um planeamento.
Específico; Possível de medir; Alcançável; Realista e Com limites no tempo.


terça-feira, 20 de novembro de 2007

PME...

Para organizar conceitos e melhor assimilação de conhecimento, penso que devemos começar o nosso estudo por perceber ou relembrar o que é uma empresa.
Uma Empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma actividade particular. Esta produz bens ou vende serviços, dos quais exista necessidade humana.


O que será uma Pequena, Média empresa?
Para conseguirmos obter a resposta a esta pergunta temos de ter em conta 2 variáveis. A primeira, relativa ao número de empregados que a empresa emprega. A segunda, o volume de negócio anual.
Qual a definição de PME?
Segundo a Recomendação nº 2003/361/CE de 6 de Maio de 2003 uma empresa é pequena/Média quando, o seu número de efectivos é inferior a 250 e o seu volume de Negócio ou Balanço Total é inferior ou igual a 50 milhões de euros (VN) ou 43 milhões de euros (BT).
Dentro das PME existem:
Empresas Micro, ao qual o seu número de efectivos terá de ser inferior a 10 e o seu volume de vendas inferior ou igual a 2 milhões de euros;
Empresas Pequenas, o seu número de efectivos terá de ser inferior a 50 recursos e o seu volume de negócio terá de ser inferior ou igual a 10 milhões de euros;
As restantes empresas que não excedam o limite de 250 efectivos e um volume de negócio de 43 milhões, são consideradas empresas médias.

Estamos perante um conjunto Crisp, ou seja, os valores estão bem delimitados. Quando uma empresa ultrapassa o limite publicado a 6 de Maio de 2003, esta sobe de escalão.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Conjuntos Fuzzy

Os conjuntos Fuzzy (difusos) são uma técnica poderosa para solucionar a resolução de problemas. Analisar a matemática de forma a provocar através de conjuntos, comportamentos desejáveis e evitar os indesejáveis, criar critérios ou catalogar elementos, é um processo muito importante para a resolução de problemas/tomar uma decisão.

A sua habilidade traduz-se no ambíguo ao invés dos conjuntos Crisp… Criar conclusões que dela derivam várias respostas devido à sua informação vaga e incompleta é uma arte que para nós será muito útil e importante.
A estes conjuntos podemos associar todas as regras matemáticas que utilizamos nos conjuntos clássicos, como: uniões, intercepções, produtos cartesianos entre conjuntos, etc.


Estas características têm mostrado grande aplicabilidade em tecnologias.
Existe uma lógica entre o raciocínio Humano e os conjuntos fuzzy

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Aplicar o Estudo ao Trabalho

É realmente incrível o que nos foi ensinado no âmbito da matéria de SIAD.

Foi-me pedido para fazer uma análise ao Grupo Suporte de Utilizadores (HDT) para perceber o porquê de haver demasiadas interacções face a um Problema. Ou seja, o problema passava pelas equipas (interacções) sem se conseguir resolver. Aproveitei a oportunidade para aplicar os conceitos já estudados nas aulas:
-- Para onde quero ir;
-- Onde estou;
-- Problema;
-- Hierarquia;
-- Árvore de problemas;

E na prática é realmente incrível...
Consegui facilmente encontrar o problema mas não me basear nele para o compreender, consegui subdividir e orientar caminhos para a sua resolução. Adaptar uma hierarquia e com ela propor níveis de Tomada de decisão ao Gestor (Estratégico, Táctico e Operacional) e... concluir com alguns trabalhos que a turma fez como trabalho de casa.
Deixo aqui a minha Hierarquia para vossa análise...




..:Clicar:..


Pensei que na resolução deveria me basear na forte estruturação de um problema.
Depois de desenvolver a ideia, apresentei um gráfico por nós estudado que para mim fez ampliar o campo de visão e o alcance dela…