terça-feira, 20 de novembro de 2007

PME...

Para organizar conceitos e melhor assimilação de conhecimento, penso que devemos começar o nosso estudo por perceber ou relembrar o que é uma empresa.
Uma Empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma actividade particular. Esta produz bens ou vende serviços, dos quais exista necessidade humana.


O que será uma Pequena, Média empresa?
Para conseguirmos obter a resposta a esta pergunta temos de ter em conta 2 variáveis. A primeira, relativa ao número de empregados que a empresa emprega. A segunda, o volume de negócio anual.
Qual a definição de PME?
Segundo a Recomendação nº 2003/361/CE de 6 de Maio de 2003 uma empresa é pequena/Média quando, o seu número de efectivos é inferior a 250 e o seu volume de Negócio ou Balanço Total é inferior ou igual a 50 milhões de euros (VN) ou 43 milhões de euros (BT).
Dentro das PME existem:
Empresas Micro, ao qual o seu número de efectivos terá de ser inferior a 10 e o seu volume de vendas inferior ou igual a 2 milhões de euros;
Empresas Pequenas, o seu número de efectivos terá de ser inferior a 50 recursos e o seu volume de negócio terá de ser inferior ou igual a 10 milhões de euros;
As restantes empresas que não excedam o limite de 250 efectivos e um volume de negócio de 43 milhões, são consideradas empresas médias.

Estamos perante um conjunto Crisp, ou seja, os valores estão bem delimitados. Quando uma empresa ultrapassa o limite publicado a 6 de Maio de 2003, esta sobe de escalão.

Nenhum comentário: